GLORIA Project

residência de criação no CAPa – 26 de Março a 8 de Abril 2018

GLORIA Project

A tendência dominante do século XXI é a de destacar tudo o que é inédito, excitante ou chocante e, sobretudo, extraordinário: as redes sociais, a tecnologia de ponta, o aumento de políticas de direita, a crise de refugiados, a crise económica, os milennials e o modo como estão a mudar os valores identitários da nossa sociedade.

Tudo isto é notícia.

Os ecrãs que a veiculam tornaram-se os reguladores da uma certa visão do mundo.

Mas à frente de cada ecrã sabemos que ainda estão pessoas. Adultos e jovens, pais e crianças, com vidas normais.

Escolhemos mergulhar na vida de um desses indivíduos, igual a tanto outros, com quem partilhamos uma certa nostalgia. É uma mãe ou um pai, um tio ou uma tia, o vizinho do lado, ou a mulher de meia idade que cruzamos semanalmente no supermercado.

E se pudéssemos fazer zoom in ao que se passa dentro da sua mente? O que iríamos encontrar?

“GLORIA Project” pretende explorar os limites de uma realidade que raramente chega a ser noticia, mas que é sintomática do lugar para onde a nossa sociedade se desloca: como viver depois de quase cumprido o nosso dever? Quando a rotina se transforma em silêncio e já só existe a memória de uma vida dedicada aos outros, quando se vêm apenas as raízes secas de projetos que nunca passaram disso, como lidar com o envelhecimento? Com o relógio que tanto se apressa à volta dos 60?

Espera-nos um trabalho de teatro físico, baseado na observação do outro e transformado em movimento poético, oscilando entre o real e o absurdo.

BESTA Cie.

A BESTA Cie. é composta por cinco atores de diferentes nacionalidades com um mesmo desejo: usar o palco para falar sobre o mundo e o que nele se passa.

Juntos por uma formação em teatro e movimento na Escola Jacques Lecoq em Paris, ou por anteriores digressões com a Cie. Philippe Genty, acreditam que a sua diversidade cultural e profissional serão os ingredientes principais para um trabalho poético e atual.

Intérpretes / Criadores

Benedikte Karine Sandberg (Noruega)
Enrico Benedetti (Italia)

Sean Cackoski (EUA)
Tuva Moen (Noruega)
Ana Carolina Santos (Portugal)

Uma produção
Mákina de Cena – Associação Cultural FIRST ROUND International Creative Platform

Apoios e Parcerias

Maison du Portugal, Maison du Brésil, Cité Internacional Universitaire de Paris , França

Devir-CAPa, Algarve, Portugal

Istituzione Teatro comunale di Cagli, Itália

 

 

a DeVIR é uma estrutura financiada por

Digital_PT_4C_V_FC_Cultura

Discuss - No Comments