Ana Rita Teodoro | Residência de Criação


foto Raquel Melgue

residência de criação no CAPa – 25 a 29 Setembro 2017

 

Residência de criação para conferência dançada sobre o Estúdio de Kazuo Ohno em kamihoshikawa, Japão

 

Conferência: The World as your teacher

Ensinamentos da dança butoh de Yoshito Ohno no Kazuo Ohno Dance Studio, pela experiência da sua aluna Ana Rita Teodoro (2014-2016)

Durante vários anos participei em diferentes cursos de butoh, na Alemanha, em Portugal, na França e no Japão. Os “fantasmas” de Hijikata Tatsumi e Kazuo Ohno e também, o contexto artístico que deu origem ao movimento butoh, assombraram o meu desejo de dançar e meu trabalho como coreógrafa e artista. O meu fascínio por esses artistas e o seu contexto, sempre foi acompanhado com um certo desconforto, face ao facto de sentir uma importante dominação da estética do butoh e seus clichês (figuras torcidas, brancas e lentas) sobre o pensamento e os processos que ajudaram a construir uma arte que revolucionou uma época.

Com o desaparecimento gradual da primeira geração de bailarinos de butoh, senti que era essencial retornar aos estúdios de dança e coletar os modos de transmissão do butoh, para observar as mudanças corporais induzidas por essa transmissão. Com a bolsa CN D Aide à la recherche et au Patrimoine en Danse (2015-2017) e a bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Calouste Gulbenkian (2015) tornou-se possível documentar as aulas de Yoshito Ohno no Kazuo Ohno Dance Studio em Kamihoshikawa, no Japão. E, permitiu restaurar os processos dinâmicos de fabricação butoh, para nos afastarmos de uma estética que parece congelada no tempo e sem fundo poético restaurado.

Uma certa história do butoh emana do estúdio e de Yoshito. Durante suas aulas ele evoca constantemente os universos e figuras dos seus pares: Hijikata Tatsumi, Kazuo Ohno e Mishima Yukio. O espaço do estúdio está cheio dessa história, com imagens, objetos, fotos e figurinos. Explorar este universo no estúdio permite o acesso à história dos gestos do butoh por suas “matérias fantasmas” que levam o butoh para além do seu tempo e do seu contexto original.

The Worl as your teacher é uma palestra dançada que expõe a minha experiência de aluna face aos modos de transmissão de dança butoh por Yoshito Ohno, no Kazuo Ohno Dance Studio.

 

Ana Rita Teodoro
Mestra em “Dança, Criação e Performance” pelo CNDC de Angers e a Universidade Paris 8 (2011/2013), desenvolveu como pesquisa a criação de uma Anatomia Delirante
Foi aluna do Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança, do Curso de Coreografia organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Participou ativamente nas atividades do c.e.m. onde desencadeou o estudo do corpo via a anatomia experiencial e a filosofia com Sofia Neuparth em particular, entre outros. Foi aluna do Curso de Instrutores de Chi Kung, da Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa.
Participou em diferentes workshops de Butoh na Alemanha, França e Japão, liderados por artistas e pesquisadores. Em 2015 recebeu a Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar com Yoshito Ohno no Kazuo Ohno Dance Studio, que desencadeou no ano seguinte com uma pesquisa sobre o seu ensino com o apoio do CN D, Aide à la recherche et au patrimoine en danse
Teodoro coreografou as peças: MelTe,  Orifice ParadiseSonho d’IntestinoPalco, Pavilhão e Assombro .  Trabalha em diversos projetos pontuais, com artistas como Márcia Lança, Laurent Pichaud, João dos Santos Martins e Marcela Santander Corvalàn. É artista associada do CN D (Pantin) desde 2017.

 

 

 

a DeVIR é uma estrutura financiada por

Digital_PT_4C_V_FC_Cultura

Discuss - No Comments